sábado, 18 de agosto de 2007

O dispensável, indispensável...



Ouvi esses dias, uma pessoa dizendo, “O carnaval é uma coisa dispensável”... Será?
Você Imaginaria...
Ver Portugal, sem fado? Espanha, sem tourada? Itália, sem macarrão? Argentina, sem Tango? Pois é...
O carnaval Brasileiro, assim como outras manifestações, faz parte única e exclusiva da nossa cultura. Ele durante anos, foi reprimido e hoje têm seu reconhecimento internacional, assim, como lembramos da cultura dos outros países, também se lembram da nossa, prova, que não somos apenas “tupiniquins”, abaixo da linha do Equador, e que nossa capital não é Buenos Aires!
A pessoa que fez este infeliz comentário, não tem noção da proporção do carnaval... é claro, já ouvi dizer, “o dinheiro gasto poderia ser investido em outra coisa”.
Bem, agora vamos analisar.
Pra quem não sabe a escola de samba não é apenas diversão, é trabalho e duro! Não consiste apenas nos 70 minutos de avenida, mas existem os bastidores, que só quem está no meio conhece. Vou me restringir apenas a Unidos de Vila Maria.
Prestem atenção no título “G.R.C.S.E.S. Unidos de Vila Maria”, O que são as letras que iniciam o título? ... (Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba), ou seja, a escola também esta comprometida com estes princípios, tanto é que isso é uma exigência da secretaria de cultura, as escolas devem apresentar seus projetos sociais, pois sua verba pode ser restringida.
No nosso caso, um pequeno passeio pelo site oficial, (http://www.unidosdevilamaria.com.br/) percebe-se que a “vila” possui vários trabalhos sociais, tais como, oficinas de teatro, capoeira, música, violão, cavaquinho, bateria, oficina de áudio visual, estúdio de gravação de CD, alfabetização de adultos, apoio na área da saúde, como médico, dentista, fisioterapia, e até um cinema. (obs: nos casos onde há projetos que incluam crianças, é indispensável apresentar boas notas escolares para participarem).
Fora isso, devemos lembrar que o carnaval, como trabalho é uma forte indústria de emprego. Contratando todos os anos, vários profissionais de diversos setores, isto não se reflete apenas nas escolas de samba, mas também em vários outros:
Exemplo: as escolas contratam pessoas, que geram o carnaval (carnavalescos, costureiras, aderecistas, desenhistas, escultores, técnicos de diversas áreas, soldadores, intérpretes, assessoria de imprensa...) A Anhembi turismo por sua vez, contrata profissionais para a logística do carnaval, (seguranças, técnicos de som, iluminação, organizadores, empresas que prestam serviços diversos...) com este evento aquece também o mercado de turismo, (hotéis, hospedagens, traslado, reservas de automóveis, passagem de avião...).
Na verdade as escolas de samba, não só dão diversão, vão mais além... Aquele pai de família que não vê oportunidade no mercado de trabalho e que graças ao serviço de soldador, pode dar sustento aos seus filhos, ou aquela costureira, que devido ter ficado com idade avançada não conseguia emprego pra pagar o aluguel, ou aquele jovem que aprendeu a tocar cavaquinho e hoje é músico, e aquela que iniciou como rainha de bateria agora é atriz (Adriana Alves), ou aquele ex-mestre-sala que foi dos Gaviões e que agora é ator (Ailton Graça), ou até mesmo a mim, que por causa do carnaval, fui representá-lo em Portugal e Angola. E digo mais, outros que estão lá fora, levando honrosamente, não só o samba, mas a nossa cultura, nossa identidade, nossa nação, e que de lá ajudam seus familiares aqui e muitas vezes, dançam com saudades e lágrimas. Agora volto a questão... o carnaval é dispensável? Ele pelo menos fornece algo à população (quer seja divertimento ou trabalho). Prefiro fazer parte do "dispensável" e colaborar, mesmo que através destas linhas, do que falar "o dinheiro poderia ser gasto com outras coisas", disse bem, PODERIA... Neste Brasil onde milhões e milhões de reais, são desviados de cofres públicos, será que realmente este dinheiro chegaria à quem realmente merece, acredito que não...
O carnaval prioriza a pessoa humana, e faz a vezes do próprio estado, (diga-se de passagem obrigação deles) realizando tais projetos citados acima. Gera oportunidades, porem, antes de dar as pessoas o que delas pode ser consumido, ou até por vezes "tomado" pode dar algo que é intrínseco...
... CONHECIMENTO E DIGNIDADE.

Um comentário:

Unknown disse...

olá!!! parabéns pelas suas sabias palavras!! concordo plenamente com oque vc disse! infelismente as pessoas tem o mal costume de criticar antes de se informar sobre o assunto! quem falou isso com certeza nunca deve ter ido a uma escola de samba e visto os trabalhos que são realizados lá!sem falar na grande falta de respeito com quem faz e ama o carnaval como nós!
parabéns pelo seu trabalho!!